quinta-feira, 15 de maio de 2008

Consumo Responsável

Hoje eu vou postar motivos para você escolher consumir ovos orgânicos.

Produção tradicional Criminosa

Essas galinhas que estão na foto acima, passam toda sua curta vida de produção de ovos na mesma posição, sem poder se movimentar, sentir a terra ou grama, são alimentadas de grãos produzidos com adubos e corantes químicos e industriais. Elas são trancadas em jaulas durante toda a sua vida, sem poder bater asas, ciscar e ficam atrofiadas, seus bicos são cortados sem piedade, sofrimento monstruoso... Adoecem facilmente, sendo submetidas a antibióticos constantemente. Não existe a presença de machos para interação e são tratadas simplesmente como objetos como se não sentissem dor. No final, quando deixam de botar ovos, são simplesmente descartadas, mortas por asfixia, não servem nem para consumo humano devido a atrofia e doenças.

Produção Orgânica

Na foto acima, vemos uma ilustração das galinhas sendo criadas livremente para produção de ovos, com espaço para pastar, interagir e expressar sua natureza. Elas são tratadas com medidas preventivas, vacinas e alimentação produzida com uso de fertilizantes naturais.

Na união Européia existem 4 classificações de ovos: 0 - orgânico, 1 - free range, 2 - Barn e 3 - cage. Esses números estão impressos nos ovos para que o consumidor saiba o tipo de produção.

Agora, depois de saber como são produzidos, depois de ter conhecimento sobre a qualidade de vida das galinhas que os produzem, que ovos você irá escolher para sua alimentação?

Se eu pudesse, criaria minhas próprias galinhas, mas elas exigem um cuidado tão especial como qualquer outro animal de estimação, então como não posso ainda, escolho os que prezam pelo bem-estar das produtoras, que seriam aqui na Europa, os Free-range ou orgânicos.

Leia a embalagem dos ovos sempre, por dentro e por fora, informe-se e contribua para uma vida mais digna desses seres que nos proporcionam tão importante alimento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ixe! Será que aqui,neste fim de mundo, tem alguma classificação parecida? Coitadas das galinhas...

Ariel Shem Tov disse...

Adorei o seu blog! Eba! Vc saberia dizer onde encontrar ovos e leite produzidos sem sofrimento aqui no Brasil? Pelo menos, em São Paulo?

Abraços!

Anônimo disse...

Olá. Moro no RS. Aqui a gente encontra ovos de empresas que criam as galinhas semisoltas (em pátios largos durante o dia, e à noite ficam em ninhos). A dúzia custa R$ 1,00 a mais do que a dúzia do ovo comum. Vale muito a pena. É um preço tão pequeno a pagar, né?
Parabéns pelo site, pela consciência, por essa bela iniciativa. Abraço

Vanessa Andara

Jonas Vegan Jones disse...

Parabéns pelo site. Acredito que o mais importante seria NÃO CONSUMIR OVOS, mesmo sendo orgânicos e as galinhas livres, acredito que existe exploração do animal da mesma maneira, mesmo não sendo cruel. O animal deve ser livre e não nascer para servir ao ser humano apenas para satisfazer seu paladar, diga não aos Ovos também.
BOA SORTE.

Related Posts with Thumbnails